Você é iniciante na costura? Então preste atenção nessas 10 dicas básicas para você iniciar no maravilhoso mundo da costura!

1. Compre uma boa tesoura para costurar

A dica parece um tanto óbvia, mas muita gente não se dá conta que uma boa tesoura para costuras será uma companheira pelo resto da vida. Tesoura específica para tecido, e usada única e exclusivamente para esse fim; caso você tente cortar outros materiais com a tesoura de tecido, pode estragá-la ou inutilizá-la.

2. Separe tudo que irá utilizar

Você, cheia de boa vontade, resolve começar a costurar, e, no meio da costura, acaba a linha. Mas onde você guardou a linha extra? Ou você precisa ir comprar outro carretel? Costurou onde não devia, precisa de um desmanchador de costuras, e onde está ele mesmo? Com essas paradas constantes e atrapalhamentos, não há entusiasmo que resista.

3. Tenha um lugar apenas para guardar seus materiais

Esse item é relacionado ao anterior. Você quer separar tudo que irá utilizar em uma costura, mas a tesoura está na gaveta da cozinha; as linhas, na estante da sala; as agulhas, em uma caixinha do quarto… Para tudo na vida é bom ser organizado, mas em costura é praticamente fundamental. Poupa tempo e paciência.

4. Molhe o tecido

Muitos tecidos têm a tendência de encolher depois da primeira lavagem. Se você não molhar o tecido antecipadamente, corre o risco de produzir uma peça que não servirá mais após ser lavada. Após molhar o tecido, espere ele secar antes de utilizá-lo.

5. Siga o molde

Uma boa costura começa com um bom corte: não é à toa que se diz “corte e costura”. Um tecido mal cortado, além de ser um desperdício de material, mesmo se costurado, não terá bom acabamento ou bom caimento, sendo um produto de má qualidade. Procure cortar o pano com calma, observando as instruções do molde e cortando exatamente onde é pedido.

6. Alinhavar é preciso

Deixe a preguiça de lado e alinhave sempre suas peças antes de costurá-las na máquina. Além de ajudar a segurar o tecido no lugar na hora da costura definitiva, o alinhavo prévio serve para observar o caimento da peça no corpo e, se necessário, efetuar ajustes.

7. Passando a peça

O ato de passar a peça durante a costura, embora não pareça, faz muita diferença no acabamento final, deixando seu trabalho com um ar mais profissional, as costuras mais ajustadas e os vincos mais definidos. Ao passar tecidos delicados, proteja-os com outro tecido por cima destes. Cuidado ao passar a área da costura, pois algumas linhas, principalmente se não forem de boa qualidade, podem derreter ou desfazer-se.

8. Alfinetando

Algumas partes da costura, por serem trechos curtos, ou por outros motivos, não necessitam ser alinhavados; porém, nesses casos, convém utilizar alfinetes para dar maior firmeza e segurança durante a costura. Na dúvida, sempre siga as instruções do molde.

9. Acabamento

Dizem que a principal diferença entre um bom e um mau costureiro, ou costureira, é o acabamento das peças. Retirar os excessos de linha, passar as peças cuidadosamente, não deixar pedaços de alinhavos, tudo isso são práticas essenciais à boa costura.

 

10. Paciência

Não é segredo algum que o gênio consiste em 10% de inspiração e 90% de transpiração (Albert Einstein); com a costura é assim também! Até mesmo as costureiras mais experientes se equivocam em seus projetos. Quando você estiver costurando, o desmanchador de costuras será um de seus melhores amigos. Não tenha medo: se notar algo errado ou fora do projetado, respire fundo, descosture, e costure novamente.

Seguindo essas dicas, com calma, paciência e capricho, em breve você será um ótimo costureiro, ou costureira!