Além das profissões mais comuns do mundo da moda, como estilista, modelo e jornalista, existem outros empregos que também são importantíssimos, mas não possuem a mesma divulgação e procura em universidades e cursos. Conversamos com a diretora de pesquisas de tendências Patricia Sant’Anna, que explicou mais sobre cada uma dessas áreas e sua demanda no mercado atual.

Designer de estampa

Fazendo parte de uma nova área, que está cada vez mais crescendo no Brasil, o designer de estampa se dedica a criar as mais variadas padronagens para as marcas. Segundo Patricia, a profissão tem se tornado muito competitiva nos últimos anos.

Ilustrador de moda

No exterior, é muito comum que ilustradores consigam fazer uma carreira trabalhando com grandes labels, como a desenhista Megan Hess. Mas, infelizmente, são poucas as marcas brasileiras que apostam neste tipo de divulgação. “É difícil desenvolver este campo aqui no país, falta espaço, já que são poucos os que dão ênfase para ilustração”, conta Patricia.

 

Modelista

Um dos pontos fundamentais em um ateliê de moda é o modelista, que é responsável por desenvolver a estrutura da roupa e o seu caimento no corpo. “Uma quantidade muito grande de gente quer ser designer, mas poucas pessoas se interessam por modelagem”, explica Patricia.

Buyer

O comprador de uma marca é outra peça importante do processo de construção da label. É ele quem compra peças para serem customizadas – uma prática comum em grandes empresas – e também tecidos e aviamentos para a produção. “Infelizmente, é outra profissão que existe muitas vagas para poucos formados”, diz Patricia. “É preciso entender a identidade visual do local para poder comprar o que tem a ver com o estilo da etiqueta”.

Equipe de estilo

Por trás do diretor criativo da marca, existe uma equipe de estilo que faz os croquis se tornarem realidade. Além de outros designers, engenheiros de produção fazem parte desta equipe.“Os designers produzem, os engenheiros tornam viável”, a pesquisadora conta.

PROPAGANDA

Figurinista

Figurinista já é uma profissão consolidada no mundo inteiro. Ele escolhe looks para pessoas que vão desde personagens de uma novela até os jornalistas de um noticiário. “É uma responsabilidade muito grande, pois qualquer erro pode se tornar uma gafe. Por isso, é necessário um repertorio muito rico em diversos assuntos, como história e moda contemporânea, além de entender muito bem as diferenças entre a televisão e o teatro”.

Fonte: Elle