Para você que se interessa por essa área, e quer saber quais são as opções de profissões da moda, elas são diversas.
Isso porque, esse mercado é bastante abrangente. Dessa forma, existem muitas opções que vão além do básico.
Ou seja, daquelas mais conhecidas e faladas em programadas de TV, na internet.
Existindo diversas opções e formas de se atuar, sem necessariamente ser uma estilista. Ou até mesmo, uma costureira.
Pensando nisso, criamos um artigo para você que deseja ingressar nesse mercado.
Descobrindo assim, as suas opções. Então, confira agora mesmo e descubra diversas oportunidades para você!
Profissões Da Moda: Muito Além Do Corte E Costura

A seguir, iremos mostrar a vocês as mais diversas opções de profissões da moda. Que são assim, divididas em 6 subáreas.
1. Criação de Produto e Coleção:
Essa área, diz respeito ao desenvolvimento de vestuários, calçados e acessórios.
Ou seja, nele são estudas as tendências da moda, com base em estação, perfil de marca e cores.
- Modelista: é o profissional que transforma croquis em moldes reais, transformando este em um “produto”. Alguns, possuem especialização digital para modelagem virtual.
- Estilista (Designer): podendo assim, atuar em diversos segmentos, criando croquis e pesquisando tendências e matérias-primas. Em geral, agem em conjunto com o marketing, para saber o que tem sido procurado/vendido.
- Assistente de estilo: sendo o profissional que presta assistência ao anterior, realizando desenhos técnicos de suas criações. Bem como, ajudando em todas as suas outras funções.
- Piloteira: responsável por costurar, dar vida ao modelo piloto, sendo orientada pela/o modelista.
2. Imagem:
Já nessa área, encontramos os profissionais que se voltam ao visual. Ou seja, é a tradução do que será transmitido e se tornará a imagem.
Desse modo, essa área é completamente voltada ao trabalho de pesquisa criativa.
Para saber assim, as tendências, comportamento e histórico cultural. Sendo importante também, ter conhecimento em marketing e estética.
- Personal Stylist: trabalhando então, diretamente com clientes criando sua imagem (estilo) por meio das roupas, suas tendências e cores. Se tratando muito mais do que a compra de roupas, pois, inclui a reutilização do que já se tem.
- Stylist: é o profissional responsável por traduzir tendência e conceito de uma marca. Trabalhando com o pessoal de desenvolvimento (falado antes), criando a imagem da marca.
- Consultor de imagem: estudo o perfil de clientes, definindo seu estilo e montado seu guarda-roupa. Algumas vezes, opinando ainda em questões estéticas de corte de cabelo e maquiagem. Em geral, pessoas famosas e importantes contratam esse profissional.
3. Planejamento e Controle da Produção (PCP):
Sendo assim, a área que faz o desenvolvimento em grande escala, ou seja, nível de indústria.
Logo, fazendo o planejamento e pondo em ação, a produção para pontos de venda.
- Compradora (Matéria-prima): exatamente como seu nome diz, esse profissional é responsável por comprar os materiais necessários para criação de peças. Servindo tanto para as roupas, quanto calçados e acessórios. Logo, sendo importante fazer uma pesquisa de fornecedores e seus preços, negociando ainda prazos e realizar o acompanhamento de uma compra.
- Assistente de compras: é então, o/a profissional que ajuda o comprador(a) de matérias-primas.
- Gerente de produção: é responsável por planejar quais são os itens a serem produzidos, trabalhando ainda, em conjunto com o pessoal de marketing. Pois, será preciso realizar a programação da linha de produção. Além disso, também é responsável por liberar pedidos da compradora de matérias-primas.
- Assistente de PCP: auxiliando assim, o gerente de produção em suas mais diversas atividades. Estando presente em todos os processos desse profissional.
4. Produção de Moda:
Aqui, encontramos uma área que de volta ao marketing da moda. Ou seja, organizando campanhas, fazendo desfiles, editoriais em revistas e catálogos.
- Produtor de moda: trabalha e organiza as ações de marketing publicitário de uma marca/empresa. Escolhendo assim, locais, maquiadores, modelos e fotógrafos.
- Assistente de produção de moda: é aquele profissional que irá auxiliar todos os processos de responsabilidade do profissional acima.
- Produtor de desfile: faz assim, todos os processos de criação e coordenação de um desfile de moda.
- Figurinista: desenha, cria e seleciona as roupas a serem usadas em filmes, novelas, balé, entre outros.
- Fotógrafo: produz fotos para catálogos, anúncios, revistas e exposições.
- Jornalista: podendo assim, ser um profissional formado em moda com pós em jornalismo, sendo especialista na área. Realizando trabalha informativos que noticiam tudo relacionado à área, atuando em revistas, jornais, sites, entre outros.
5. Negócios:
Dessa forma, essa área é voltada aos gestores de cadeia de produção. Bem como, da divulgação, comercialização e distribuição de itens.
Logo, estando presente os profissionais de marketing, visando o crescimento, vendas e lucro de uma marca/empresa.
- Marketing de moda: faz a elaboração de estratégias que conectam o consumidor com uma marca. Por isso, ele precisa conhecer o público-alvo e seis comportamentos.
- Gestor de marketing: trabalhando assim, juntamente com os setores de planejamento, para englobar todos os processos. Às vezes, também é conhecido pela denominação “gerente de branding“. No qual, imagem e comunicação também fazem parte de sua responsabilidade.
- Visual Merchandiser: por fim, nesse setor se encontra um profissional que trabalha diretamente nos pontos de vendas. Logo, sua função é tornar produtos mais atrativos e acessíveis ao consumidor, estudando pontos estratégicos para expor produtos.
6. Acadêmica:
Ou seja, por último chegamos as profissões da moda educacionais, responsáveis pela transmissão de conhecimentos.
- Professor(a): pode atuar em diversos setores, faculdades, cursos, etc. Ensinando assim, sobre todas essas áreas.
- Coordenador(a) de curso: faz a gestão dos cursos de moda dentro das instituições de ensino, em geral, é preciso bastante experiência na área.
Conclusão

Vimos neste artigo, as principais profissões da moda presentes em suas 6 áreas de atuação.
Desse modo, é possível notar que o que não faltam são opções. Tornando possível que você encontre a sua vocação.
Afinal de contas, não é porque você gosta de moda e quer trabalhar na área, que você deve se tornar uma costureira ou designer.
Portanto, analise as suas habilidades e capacidades. Depois, procure se informar em quais dessas profissões da moda elas são mais utilizadas.
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