Hoje vamos aprender a fazer a tal bainha de calça jeans, deixando super parecida com a original. Vale lembrar que hoje em dia, costureiras que fazem esses tipos de conserto estão cada vez mais raras e por isso fazer esses trabalhos pode gerar uma renda extra para quem está precisando.

Vamos ao tutorial:
* Lembrando que esta é só uma das maneiras de fazer essa bainha, pois muitas costureiras têm suas próprias técnicas

1. Prove o seu jeans (ou peça para o cliente vestir) e dobre a barra da calça para fora, deixando no comprimento que você quer que a peça fique quando estiver pronta. Lembre-se de provar com um par de sapatos que provavelmente seria usado com aquela calça.

2. Tire a calça e meça da barra inferior (dobrada) até a borda da bainha original (como na imagem abaixo)

3. Agora vamos dividir essa medida por 2. Exemplo: Eu dobrei o meu jeans 5cm, então eu divido esses 5cm por 2 e fico com 2,5cm. E usando essa nova medida dobre a barra para cima novamente e fixe-a no lugar. Lembre-se de ignorar a bainha original enquanto estiver medindo. 
(na imagem, a medida está em polegadas, mas funciona da mesma maneira: ela dobrou o jeans 2 polegadas e dividindo por 2, fica com uma polegada). Vejam na imagem abaixo, como ela re-dobrou a bainha para cima, usando essa nova medida.

4. Alfinete toda a bainha, nas duas pernas

 

5. Agora costure a barra, nas duas camadas de jeans, beeeem pertinho da bainha original (mas não em cima tá!). Usar o pé de zíper da máquina é o ideal aqui. Confere a imagem:

 

Mega fácil né?

Agora é só virar essas bordas de tecido para dentro e vestir novamente a calça para conferir se o comprimento está correto.

 

PROPAGANDA

Com a ajuda do ferro, passe bem as bordas viradas para cima, dentro das pernas da calça. Quem quiser, pode fazer alguns pontos invisíveis por dentro, para prender esse excesso de tecido que ficou. Para quem precisa fazer bainhas além de 6cm, o ideal é cortar um pouco o excesso de tecido, mas lembre-se de fazer um zigzag ou passar overloque para dar o acabamento.

Super simples né?
Fonte: Clubinho da Costura